Pesquisar este blog

sábado, 21 de abril de 2012

23ªFesta de São Benedito no Pq. Meia Lua "O Santo Negro Italiano"








A Festa de São Benedito "O Santo Negro Italiano" ocorre há 24 anos no Parque Meia Lua em Jacareí-SP. É organizada todos os anos por Raimundo Mateus e sua esposa Maria Antonia Mateus  juntamente com a Comunidade São Benedito. Em abril de 2011 fui procurada pelo casal que me localizou no Salão Social do Circolo Italiano"LEONARDO DA VINCI" em Jacareí e na ocasião exprimiram o sonho de verem a História e a Festa de São Benedito registradas no âmbito do Patrimônio Cultural local, bem como divulgadas e reveladas para a população de Jacareí, pois a determinação da comunidade do Pq. Meia Lua em ajudá-los à promover esta festa e os anos dedicados à organização de tal manifestação religiosa, lhes parecia algo importante no cenário histórico-religioso-cultural.
Em fato, São Benedito nasceu na Italia, na cidade de San Fratello, em Provincia de Messina na ilha de Sicilia, em 1524 e faleceu em 04/04/1589 em Palermo-Sicilia-Italia; se trata de um Santo de origem italiana cristã, que desmembrou, agregou e deu origem à várias outras crenças e manifestações étnicas, folclóricas e religiosas no Vale do Paraíba, em outras zonas do Brasil,  na América do Sul, em especial na Colômbia e Venezuela, e na Espanha. É também protetor dos Cozinheiros.
Assim sendo,  dada a demonstração de anseio do casal em partilhar os sentimentos de devoção e fé à São Benedito e após ouvir as suas narrativas históricas, tive a constatação da presença de componentes típicos nessa manifestação popular, reveladores de seu forte perfil como  instrumento de transferência e perenidade na transmissão de tradições, costumes, valores e conceitos cristãos, histórico-antropológicos e civis latentes na cultura regional; possibilitando-me deste modo, conceituar-la como elemento partícipe autêntico no imenso mosaico do Patrimônio Histórico Cultural do Vale do Paraíba.

O trabalho de Registro Histórico da Festa de São Benedito se desenvolveu em três vértices:

Vértice da Micro-história:
- Narrativa Histórica  da participação e atuação de Raimundo Mateus e Maria Antonia Mateus na realizaçao de Festas Religiosas, em outra localidade e em Jacareí, no desenrolar do surgimento, formação e crescimento do Parque Meia Lua.

Vértice da História Oral:
- Registro áudio-visual  de entrevistas com vários participantes da Festa e Comissão Organizadora durante mais de 12 horas consecutivas da Festa de São Benedito, em 15/05/2011, que teve início às 7:00 horas da manhã e terminou às 21:00 horas, realizada pública e gratuitamente em frente à residência dos Festeiros: Rua José Aristeu da Cunha, 222 Pq. Meia Lua, Jacareí-SP com um cronograma religioso, cutural e gastronômico elaborado pelos organizadores da Festa.

Vértice Disponibilização e Difusão  Multimediatica de Resultado de Pesquisa:
- O trabalho foi apresentado ao público através de transmissão audiovisual durante a Festa de São Benedito realizada em 22/04/ 2012, no mesmo local de 2011 e canais mediaticos da Internet.
- O trabalho de difusão e divulgação da realização da Festa de São Benedito e de seu Registro Histórico continuará a ser feito durante 30 dias através de OUTDOOR fixado na cabeceira da Ponte Nossa Senhora Imaculada Conceição ( conhecida como Ponte do Clube Elvira e Ponte do Rio Paraíba).

Hoje, 22/04/2012 estão sendo publicadas a introdução do Registro Histórico escrito e algumas fotos da FESTA DE SÃO BENEDITO" de 15/05/2011.
O trabalho na íntegra será apresentado no livro "PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE JACAREHY" de minha autoria, Cesira Papéra e no site http://www.patrimonioculturaljacarehy.com.br/

Um comentário:

Dinamara Osses disse...

Parabéns! Sua iniciativa é de grande importância no processo de rememorização e valorização da nossa cultura local!